Soluços em cachorros é uma reação natural e involuntária do corpo. Na maioria das situações eles duram um curto período de tempo, de modo que os tutores acabam dando pouca atenção!
Mas por mais que pareçam inofensivos, os soluços em cachorros costumam causar um grande desconforto. Normalmente os soluços não ameaçam a vida do pet e não são um sinal de doença grave. E mesmo que possam acontecer com bastante frequência, dificilmente os tutores sabem como lidar com a situação. Por isso, continue lendo esse blog e saiba como ajudar o seu pet nesse momento de dificuldade que ele está passando.
O que causa o soluço?
Os soluços são causados por uma contração no diafragma e em curtos prazos não têm efeito grave e desaparecem por conta própria.
Como faço para fazer passar o soluço do meu cachorro?
Como dito acima o soluço nada mais é que uma contração involuntária do diafragma. Para o soluço parar basta o ritmo do diafragma voltar ao normal. Por isso, quando nós humanos estamos com soluço muitos acreditam que ao levar um susto o soluço vai desaparecer. Mas mesmo funcionando as vezes com nós humanos, lembre-se que com o seu pet não vai funcionar, porque além deles terem uma fisiologia totalmente diferente da nossa, os cachorros normalmente não reagem bem a situações inesperadas, como o susto, podendo desenvolver uma resposta não muito legal a isso, como por exemplo a agressividade. Então, se o seu pet está com soluço ao invés de tentar assustar ele, tente uma das seguintes estratégias:
Passeie com o seu cachorro
Isso mesmo! A atividade física vai ajudar o seu pet com o soluço, isso porque ao caminhar os níveis de oxigênio e de gás carbônico aumentam esquentando o pet, isso é bem útil quando o soluço é causado pelo frio.
Ofereça um petisco
Comer é uma solução bem eficaz para acabar com o soluço, mas ofereça um petisco para o pet comer, isso porque ele precisa mastigar bem lentamente, pois é muito importante que ele não seja ingerido de maneira rápida para ser eficaz.
Tem alguma forma de evitar que o meu cachorro tenha soluço?
Soluço de vez em quando é normal, mas se acontecer com muita frequência é importante dar uma atenção e tentar fazer algumas mudanças no dia a dia para ajudar a diminuir as crises de soluço. Confira algumas dicas:
Deixe seu pet bem quentinho
Certifique que o seu pet não esteja passando frio. Porque quedas bruscas de temperatura podem aumentar a inervação do diafragma, causando os soluços. Por isso, fique atento se ficar muito frio do nada, ou estiver com uma oscilação muito grande no clima, é importante que o seu pet fique bem quentinho.
Analise a forma que o seu pet está comendo
Ingerir o alimento muito rápido por causar soluço. Isso acontece porque quando o estomago fica muito cheio ele pode pressionar o diafragma, causando as crises de soluço. Uma boa alternativa para resolver isso é oferecer menos comida, mais vezes durante o dia, incentivando o pet comer mais lentamente.
Consulta de rotina
Caso você tenha feitos todas as alternativas anteriores e mesmo assim o soluço não passou é importante você levar o seu pet ao veterinário para uma consulta de rotina. Até mesmo porque cada fase da vida do pet precisa de um cuidado diferente e por isso manter uma frequência de consultas de rotina é muito importante.
Como eu sei a quantidade de vezes que é o ideal levar o meu pet ao veterinário pela idade dele?
Pets Filhotes: Os filhotes são mais propensos a sofrerem com soluços, já que o organismo ainda é imaturo e o cérebro não controla bem as funções do diafragma. Por isso, eles merecem um cuidado especial. Nesse período, até os 6 meses, é recomendado ir ao veterinário mensalmente, porque além dos filhotes precisarem ter o seu crescimento acompanhado de perto, é nessa época que os pets recebem as principais vacinas veterinárias.
Pets Adultos: Como em pets adultos o soluço é menos comum. Por isso, caso você tenha feito de tudo para acabar com o soluço do seu pet, mas não resolveu, precisa leva-lo ao veterinário para um acompanhamento de rotina, pois o soluço pode estar ligado a doenças mais graves, por isso consultas de rotina para um check-up geral são ótimas para garantir que está tudo certo com a saúde do seu peludinho.
Pets Idosos: Assim como os filhotes, os pets idosos precisam de um cuidado diferenciado. Por isso, a frequência de consultas de rotina ao veterinário é recomendada com mais frequência, para garantir que essa fase da vida seja a mais tranquila e saudável possível.
Conheça o Meu Pet Club
Nós do Meu Pet Club nascemos para ser uma alternativa simples e acessível aos pais e mães de pet, para prevenir as altas contas com cuidados veterinários. Nós sabemos bem o que você já passou com os boletos!
Somos uma equipe especializada e apaixonada por pets e, por isso, queremos garantir o melhor atendimento para seu bichinho. Ao contar com nossos serviços, você dispõe de um pacote de prestação de serviços para o seu pet mais completo do mercado. Acompanhando o seu peludinho em todas as fases, até mesmo porque atendemos desde pets novinhos a velhinhos.
Consultas de rotinas não serão mais um problema financeiro, com os nossos Planos Pet você garante o melhor para o seu AUmigo, sem surpresas no orçamento. Legal né?