Você provavelmente já assistiu um desenho animado com um gatinho se lambuzando em uma tigela de leite ou se deliciando comendo um peixe. Estamos aqui para te dizer que você foi enganado, os gatos não podem comer esses alimentos, tudo isso pode fazer mal à saúde dos bichanos.
Quem acha que gato pode comer tudo o que os desenhos animados mostram, está terrivelmente enganado, hoje você vai descobrir quais são os principais alimentos que seus gatos não podem comer.
Leite e derivados
A maioria dos felinos são intolerantes a lactose, então oferecer um pouco de leite para os filhotes é muito perigoso, pode causar até a morte. Assim como queijos e outros derivados de leite, não podem fazer parte da dieta diária de gatos filhotes, adultos ou sêniores.
Alimentos crus, como carne, peixes e ovos
Esses alimentos podem causar intoxicação alimentar devido as bactérias presentes. Além disso, no caso da clara de ovo cru, pode interferir na absorção de vitamina B, responsável pela saúde da pele e pelo do seu gatinho. Já a carne crua também provoca a destruição da produção de tiamina, resultando em problemas neurológicos, como convulsões e até mesmo coma.
Restos de ossos e gorduras
Os ossos podem causar engasgamento, além de poderem lascar dentro do organismo e ter o risco de obstruir ou cortar o sistema digestivo do gato. Já a gordura cozida ou não, podem causar vômitos e diarreia.
Uvas, cebola e alho
Esses alimentos são estritamente proibidos para os felinos, as uvas podem causar insuficiência renal, e as cebolas de qualquer tipo, cozidas ou em pó, quebram os glóbulos vermelhos resultando em anemia. Já o alho, que é mais forte que a cebola, pode causar a morte do gatinho.
Doces
Um docinho não faz mal a ninguém, desde que não seja constante. Se você costuma dividir suas sobremesas com seu gatinho precisa parar. Além de causar obesidade, muito açúcar pode ajudar a desenvolver diabetes.
Chocolate é outro alimento que não pode ser nunca oferecido aos felinos, isso devido a teobromina, um agente tóxico presente no chocolate, que pode resultar em ritmo cardíaco anormal, tremores, convulsões e até mesmo a morte do seu gatinho.
Comida de cachorro
Se seu gato gosta de comer a comida do seu dog, cuidado. A ração própria para cães é diferente da ração para gatos, o alimento tem outros ingredientes que não atende as necessidades de saúde do seu cat e outros que podem até desregular a flora intestinal dos miaus. Além disso, a alimentação canina pode causar desnutrição quando se torna dieta regular do gato.
Alimentos enlatados:
Sardinha, atum e qualquer outro produto processado podem fazer muito mal aos pets. Isso devido ao alto índice de sódio encontrado nesses alimentos e até mesmo temperos prontos, como alho e cebola que já vimos anteriormente que não faz bem aos gatinhos.
Afinal, o que gato pode comer?
Tem alguns gatos que são bem exigentes na sua alimentação, mas não fique preso ao que ele aceita ou não aceita em sua dieta. Porque tudo em excesso faz mal, além de ter o déficit de proteínas e nutrição alterado, a melhor solução é procurar um médico veterinário que pode te ajudar a montar uma alimentação equilibrada com tudo o que seu miau friend necessita.
A dieta dos peludinhos, pode ir além da ração e sachês, existem muitas possibilidades de alimentação natural para variar o cardápio dos gatos.
Meu gato comeu algo que não fez bem, o que fazer?
Se seu gato comeu algo que não deveria e está passando mal, a primeira coisa que deve fazer é procurar saber o que ele comeu, para que o veterinário indique o tratamento correto. Depois é ter o dobro de atenção para evitar que o incidente ocorra novamente.
O Meu Pet Club existe para cuidar do seu gatinho em todos os momentos. Assim você só se preocupa com a saúde do seu amiguinho, os gastos com possíveis consultas ao veterinário, fica em segundo plano, já que você será reembolsado pelo Meu Pet Club.
Agora que você já sabe o que gato não pode comer, temos umas dicas bem legais, confira o post que preparamos para quem está pensando em adotar um gato.