Sendo uma das raças mais populares entre os pais e mães de pet, a raça Pug é cheia de curiosidades. Por isso, o Meu Pet Club trouxe um conteúdo completo para você conhecer tudo sobre esse bichano.
Um cachorro de pequeno porte, o Pug conta com aquela respiraçãozinha única, que é resultado de sua característica física: o focinho achatado, também conhecida como síndrome branquicefálica. Por ser pequeno, esse cão é ideal para ambientes menores, como apartamentos. Porém, ele tende a ser bastante brincalhão, portanto, podem fazer um pouquinho de bagunça.
Vamos para a lista de características dessa raça fofíssima. Confira nosso Guia de Raças: Pug e saiba tudo sobre esse “pequeno enrugadinho”.
História da raça Pug
O Pug é uma raça de origem chinesa, sendo uma das mais antigas do mundo. Levado para a Holanda, por volta do século 16, esses cães eram cercados de luxo por onde passavam.
O cão, que virou queridinho das monarquias, recebeu o nome de Pug logo que foi “exportado” para o mundo. De acordo com registros, por volta dos anos de 1800, duas linhagens do cão existiam: Willoughby (com pelos mais escuros, pernas longas e mais magros) e o Morrison (mais claros e gordinhos), sendo essa última a mais próxima dos atuais Pugs.
Características temperamentais do Pug
O Pug é um cão de temperamento tranquilo, sendo ideal para servir como sua companhia. Uma das principais características dele é o de ser “a sombra do dono”. Em outras palavras, o cãozinho vai sempre seguir seu dono, onde quer que ele vá.
Por ser muito apegado aos donos, o Pug pode sofrer da conhecida Ansiedade de Separação, caso ele fique muito tempo sozinho ou longe dos seus tutores. Saiba aqui como evitar a ansiedade de separação em cães.
Os Pugs são um pouco teimosos e lentos para um adestramento. Claro que há exceções, mas, no geral, requerem paciência para aprenderem novos truques.
Ah! Essa raça é conhecida por ser muito carinhosa, então, acostume-se com “lambeijos” e pedidos por carinho.
O Pug é bagunceiro?
A resposta para essa pergunta é bastante relativa. No geral, os Pugs apresentam uma característica bastante ativa, principalmente por sua tendência brincalhona. Entretanto, para isso, ele requer certo tipo de “interação”. Caso contrário, o animal tende a ser bastante dorminhoco e, até mesmo, um pouco preguiçoso.
Em resumo, seu comportamento depende do estímulo dado ao Pug. Mas de uma coisa você pode ter certeza: ele adora um soninho (e quem não gosta, né?).
O Pug late muito?
No geral, não. Por isso, o Pug é a escolha perfeita para apartamentos, já que seus latidos são bastante abafados, curtos e graves. Em alguns casos, esse latido pode ser mais agudo, mas eles não tendem a latir por qualquer motivo.
Características Físicas do Pug
- Peso médio do Pug: entre 6 kg à 8 kg
- Altura média do Pug: entre 25 cm e 30 cm
- Tempo médio de vida do Pug: entre 13 e 15 anos
- Cores do Pug: Preto, Branco e tons de bege (abricot) claros e escuros.
Saúde e doenças comuns do Pug
O Pug, infelizmente, é conhecido por ser uma das raças mais suscetíveis a adquirir doenças. Entre elas, algumas são mais comuns nessa raça.
Tome cuidado com corridas ou exercícios intensos: o formato do focinho faz com que os Pugs tenham maior dificuldade para respirar. Isso significa que eles ficam mais sensíveis à temperatura e, assim, seu corpo não consiga controlar a temperatura interna com tanta eficiência. Isso pode causar sérios problemas de saúde, resultando até na morte do cãozinho.
Balança perigosa: os Pugs tendem a serem obesos e isso pode ser extremamente perigoso. Além de dificultar a respiração, os quilinhos à mais do seu cachorro podem afetar a coluna e articulações. Por isso, fique atento ao peso do seu pet!
Pele sensível: por conta de suas excessivas dobrinhas (fofas, por sinal), a pele do cão é sujeita a dermatites – uma espécie de alergia. Por isso, mantenha a higiene do Pug sempre em dia e cuide com os produtos usados para o banho do seu cão.
De olho no olho: os olhos da raça Pug são mais “saltadas” do que o restante dos cães. Por estarem mais expostos, é comum que os cãezinhos apresentem problemas oculares. Os mais comuns são olhos secos e a “ceratoconjuntivite”, uma inflamação da mucosa ocular. Portanto, ao primeiro sintoma, leve-o para uma consulta com seu veterinário de confiança.
Qual o preço de um Pug?
Os preços de um Pug podem variar dependendo da região que você está. Em média, o preço de um filhote de Pug está entre R$ 1.500 a até R$ 7.000. Mas, esses preços podem ser mais altos ou mais baixos, dependendo das características do cãozinho.
#DicaMeuPetClub: indicamos sempre que você busque a procedência do local em que você está adquirindo seu cãozinho. E, claro, dê sempre preferência para a adoção consciente! 🥰
Esse foi o resumo de informações mais relevantes sobre esses fofinhos, em nosso Guia de Raças: Pug – Saiba tudo sobre a raça Pug e seu #PugLife. Aproveite e nos siga no Instagram para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo pet! Ah, também estamos no Facebook…
Até a próxima, Pugfriends! 💜🐶