Assim como qualquer outro bebê, a primeira alimentação de um cachorro é o leite materno de sua mãe e como eles ainda não tem dentinhos essa será a melhor alimentação até as pressinhas começarem a nascer. Mas sabemos que em certos casos um cachorro pode ser separado muito cedo de sua mamãe, ou acontecer um imprevisto e a própria mãe não querer alimentar o seu filhote, daí surge a dúvida, “um cachorro filhote pode ingerir outro tipo de leite além do materno?” E a resposta é não! Quando falamos sobre dar leite aos cachorros imediatamente pensamos em cenas de filmes ou fotos de cãezinhos tomando leite em uma tigela. Mas você sabia que a maioria dos cães podem se tornar intolerantes à lactose? Então, lembre-se: jamais dê leite de vaca ao seu cachorro!
O leite em caixa que nós humanos consumimos, e até mesmo o leite em pó, contém altos níveis de lactose e outros ingredientes que podem causar alergias alimentares e problemas intestinais: como diarreia, vômito, gases e desconforto abdominal. Muitas pessoas pensam que o leite é um alimento nutritivo para animais resgatados, desnutridos ou com dificuldade na mastigação, mas em alguns casos pode até piorar a saúde do pet e por isso, deve ser usado apenas com recomendação veterinária.
O meu cachorro ama leite, posso dar às vezes?
Não! O leite de vaca não possui nutrientes ou vitaminas que os filhotinhos precisam para se desenvolverem fortes e felizes. Caso não seja possível a mãe amamentar é necessário procurar um veterinário para ele recomendar quais são as melhores alternativas para o desenvolvimento do seu pet.
Como funciona a intolerância à lactose em cachorros
Com o crescimento do pet o organismo se desenvolve e passa a produzir menos enzima lactase que é responsável pela digestão da lactose. O que faz que o organismo do pet não digerir adequadamente o leite, contribuindo para o desenvolvimento de intolerância à lactose.
Normalmente a intolerância à lactose se manifesta como uma reação gastrointestinal. Os sintomas surgem como feridas, coceiras, queda de pelos ou em casos mais graves, problemas respiratórios. Mas lembre-se a doença reage diferente em cada pet, podendo ser mais grave ou ter problemas menos aparentes, portanto o ideal é nunca oferecer leite ao seu cachorro, mesmo que nos primeiros dias de vida.
Posso oferecer produtos derivados de leite para o meu cachorro?
Qualquer produto derivado de leite, também não é recomendado participar da alimentação do seu pet. No entanto, em alguns casos específicos pode acontecer do seu cão não ser intolerante a lactose, então caso você fazer o teste no seu pet e ele não ter reação negativa, não tem problema oferecer um pedacinho de queijo ao cachorro de vez em quando principalmente quando for facilitar na hora de dar medicamentos para o seu AUmigo.
Na hora de escolher os derivados, procure oferecer os menos gordurosos como o cottage. Procure dar queijos mais suaves e com menor teor de sódio, como muçarela. Evite queijos azuis, como o gorgonzola e roquefort, e queijos muito salgados, como o parmesão.
Seja como for, ofereça somente em casos especiais, evite fazer com que seja rotina o seu pet comer para evitar frustrações no seu cãopanheiro. Lembre-se de que as rações comerciais, assim como as dietas caseiras prescritas por um veterinário, já garantem uma nutrição completa.
Nesse sentido, a oferta de outros alimentos, como os derivados do leite, não agrega valor à dieta e acaba contribuindo para o aumento de peso e desenvolvimento de doenças.
Como saber se o meu cachorro tem intolerância à lactose?
A intolerância acomete os cães, mas em alguns casos raros, pode acontecer de não serem intolerantes à lactose. O problema é resultado da deficiência ou ausência de uma enzima intestinal chamada lactase. Ela possibilita decompor o açúcar do leite em carboidratos mais simples, para melhor absorção do organismo dos peludinhos. Mas infelizmente, não existe nenhum teste para descobrir se o seu pet realmente tem ou não.
Mas uma maneira bem simples de saber é oferecer uma pequena quantidade de leite ou um derivado e se o seu cão apresentar sintomas como diarreia ou fezes pastosas, inchaço no abdômen ou gases após a ingestão de leite, deve ser examinado.
Meu cachorro pode tomar outras variações de leite?
Por mais que exista leite zero lactose, também não pode ser oferecido aos pets, pois não agrega os nutrientes que o animal precisa. Se alguém te perguntar se cachorro pode tomar leite zero lactose, a resposta é não, em hipótese nenhuma!
Por mais que nem todos os cães sejam intolerantes à lactose, o leite deve ser evitado na alimentação do seu AUmigo.
Existem outros tipos de leite que podem se adaptar aos animais e não causar danos, dependendo do organismo de cada peludinho. Independentemente disso, é importante entender que esta bebida não é recomendada para cachorros e o ideal é evitá-la, pois seu consumo pode adicionar calorias e gorduras desnecessárias à dieta do animal.
Cuide do seu cachorro para que ele não fique doente e nem sofra com alimentos processados e que não fazem parte da dieta dele. Oferecer só um petisco, mesmo que nas melhores intenções de agradar, infelizmente pode machucar bastante o organismo do seu cão.
Se você quiser oferecer uma alimentação natural para o seu pet, além das rações, consulte o seu veterinário. Se você está sempre buscando formas para cuidar da saúde e bem-estar do seu filhinho, e retribuir todo o carinho e cuidados que ele tem com você, conheça nossas opções de Plano de Saúde Pet que Meu Pet Club tem. Temos cobertura para todas as cidades do Brasil, com carência mínima de 48h. Clique aqui e saiba mais.