Doenças de outono: 3 problemas comuns em pets na estação

por | mar 29, 2022 | Saúde Pet

O outono chegou! Acompanhado dele vem o clima seco, que se dá por conta da baixa umidade do ar e as temperaturas amenas. Isso quer dizer que devemos redobrar a atenção com as doenças comuns em pets nesse período.

Devido as mudanças drásticas no tempo, os bichanos acabam ficando mais suscetíveis a problemas respiratórios e nas articulares. A época exige atenção redobrada com os pets mais velhinhos e filhotes. Afinal, nessas fases da vida, eles podem apresentar baixa imunidade e um organismo menos fortificado.

Por isso, é muito importante conhecer bem os hábitos do seu pet e quais as doenças comuns do outono. Assim, você pode adotar medidas preventivas e também identificar os sintomas em menos tempo, buscando auxílio veterinário antes que haja um agravamento do quadro.

A seguir, separamos as doenças mais comuns em pets no Outono, para que você possa proteger o seu animalzinho:

Doenças Respiratórias

A maioria das doenças que afetam os pets no outono estão ligadas ao sistema respiratório. Vírus e bactérias são transmitidos com mais frequência nesta época do ano e apresentam sintomas semelhantes ao de qualquer resfriado, ou seja, tosse, febre, espirros, coriza e falta de apetite.

Nos cães, a gripe é transmitida principalmente pelo vírus H3N8, enquanto nos gatos ocorre pelo herpes vírus, sendo que os filhotes e idosos são os mais suscetíveis. Apesar de geralmente serem associados a um problema corriqueiro, essas doenças acometem os pets de modo intenso e perigoso.

É importante sempre tratar corretamente a gripe, pois, assim como para nós humanos, o quadro pode evoluir para uma pneumonia, o que representa um grande perigo para os pets.

Doenças articulares

Entre as doenças mais comuns em pets no outono podemos incluir também as articulares. Doenças como a artrite e artrose podem acometer cães e gatos, sendo mais comuns em animais mais idosos.

As doenças articulares são quadros mais difíceis de diagnosticar, por se tratar de problemas que se manifestam a longo prazo e silenciosamente.

Apesar disso, a queda de temperatura pode intensificar o desconforto no animal, gerando alterações comportamentais e dificuldade de locomoção. Esses sintomas afetam, principalmente, os pets já diagnosticados ou nos quais essas complicações estão começando a se manifestar.  

Problemas oftalmológicos

Assim como acontece com nós humanos, a redução da umidade do ar, muito comum no outono, pode resultar em doenças oftalmológicas nos pets. Nessa época do ano, é importante manter a zona ocular do seu amiguinho limpa e umidificada. Se notar ressecamento constante, secreção em excesso ou vermelhidão, procure imediatamente o veterinário.

Caso não sejam diagnosticadas e tratadas, as doenças podem se agravar para condições mais graves, restringindo a visibilidade do animal. Um dos problemas oftalmológicos mais comuns em pets no outono estão quadros de conjuntivites virais ou bacterianas.

Mas, é importante lembrar que, quase todos as doenças comuns em pets no outono podem ser prevenidas.

Como proteger os pets das doenças do outono? 

Algumas pequenas atitudes tomadas vão fazer toda a diferença para garantir a saúde do seu animalzinho.

A principal dica é: mantenha seu pet aquecido. Como vimos, as doenças do outono estão todas ligadas ao frio. Então, disponibilize cobertores em sua caminha e garanta que o ambiente esteja protegido do vento frio. Se seu pet possui pelagem curta, considere usar roupinhas confortáveis para proteger em dias mais frios.

É preciso tomar muito cuidado com os banhos em dias de temperaturas baixas, é indicado diminuir a frequência de exposição a água. Caso seja necessário, seque-o imediatamente, garantindo que seu corpo não fique molhado em nenhuma parte.

Os dias mais secos do outono exigem uma boa hidratação, deixe sempre bastante água em temperatura ambiente à disposição. Manter o pet hidratado pode evitar diversos problemas de saúde.

Por fim, não esqueça de praticar atividades físicas com seu pet. Com as temperaturas baixas, é comum que os animais fiquem mais quietos. Estimule seu bichinho a se movimentar com algumas brincadeiras. Mas, lembre-se, evite sair com seu pet na rua se o clima estiver frio.

Conte com o Meu Pet Club para garantir tranquilidade que você precisa para qualquer imprevisto nesse outono. Conheça os planos Pet Care, contrate online e garanta toda a proteção que seu bichano merece.

Rolar para cima
Rolar para cima