Bem como os humanos, os animais também podem sofrer da Diabetes em Pets, uma doença que pode também atingir cães e gatos. Mas afinal, como saber se meu cão ou gato tem diabetes? O Meu Pet Club listou os principais sintomas que ajudam você a reconhecer a Diabetes Mellitus.
Na grande maioria das vezes, as pessoas são as primeiras responsáveis por diagnosticar o diabetes no seu animal de estimação, pois é comum que os pets comecem a sofrer mudanças comportamentais.
Além da alteração do comportamento, uma das principais características da doença, outros sintomas podem apresentar-se em alguns animais de estimação.
O que é a Diabetes em Pets?
A Diabetes Mellitus, nome da doença que afeta tanto humanos, quanto animais, é uma patologia em que ocorre a elevação no nível da glicose no sangue (também conhecida como hiperglicemia), elevando a taxa de açúcar no sangue. Por isso, a ocorrência deste distúrbio é conhecida como diabetes mellitus.
Este distúrbio pode ocorrer em qualquer animal, independentemente da idade, raça, sexo e estilo de vida.
A Diabetes Mellitus é definida quando a alteração no nível de açúcar no sangue desde que os níveis de glicemia ultrapassem 180 a 220 mg/dL.
Qual a incidência da Diabetes em Pets?
Como dito anteriormente, todos os pets são suscetíveis à diabetes. Nos cães, as fêmeas tem mais incidência da Diabetes em Pets. A doença, por sua vez, acomete os cachorros mais velhos (entre 7 e 9 anos).
Já nos gatos, a diabetes é mais comum entre os machos castrados. Entretanto, os gatos desenvolvem menos complicações ao longo prazo.
Quais os sintomas da Diabetes em Pets?
Os sintomas da Diabetes em Pets podem variar de acordo com o animal. Porém, há algumas mudanças que são as principais características por trás desta patologia.
Alguns dos sintomas mais comuns da Diabetes em Pets, são: sede excessiva, perda de peso, aumento de apetite e cansaço. Outra forma comum, porém, menos convencional, para identificar princípios de diabetes em seu animal de estimação é observar formigas se acumulando em torno da urina de seu pet. Isso pode ser um sinal que seu cão ou gato estejam com diabetes.
Como procurar ajuda para Diabetes em Pets?
Se não tratada ou diagnosticada de maneira incorreta, a Diabetes em Pets pode ser fatal. Por isso, é importante que, ao menor sinal dos sintomas, você leve seu cachorro ou gato até um médico veterinário, de preferência com especialização em endocrinologia animal.
Com o Meu Pet Club você conta com coberturas de consultas clínicas para seu pet. Assim, você garante a tranquilidade que você precisa para qualquer imprevisto.
Conheça os planos que o Meu Pet Club preparou para você cuidar ainda mais do seu pet. Contrate online e garanta toda a proteção que seu bichano merece.