O Border collie é uma raça de cães com muitos fãs em todo o mundo.
Eles são conhecidos por serem os cães mais inteligentes do mundo, habilidosos e leais, mas também são cães superexigentes, e requerem muita atenção e conhecimento sobre cães, nesse guia border collie vamos falar tudo o que você precisa saber sobre essa incrível raça.
Características da raça
Cães da raça Border collies são cães de pastores de origem da Grã-Bretanha e escócia, que ao longo dos tempos ficou popular em todo o mundo graças a sua inteligência, fofura e habilidade de aprendizado para comandos, são cães muito utilizados em competições de agility e pastoreio.
São cães de tamanho médio e grande, podendo ultrapassar facilmente os 20kg
As características físicas dessa raça podem variar de uma pelagem longa e bem macia, ou curta e mais grossa, que podem ser lisa ou um pouco ondulada com uma variedade de cores, sendo a mais comum preto com manchas brancas pelo corpo.
Com uma personalidade leal e companheira, são cães carentes, e demandam muita atenção do seu tutor.
Cuidados diários
Os border collies são cães hiperativos, e precisam sessões longas de exercícios físicos e principalmente mentais, pois precisam de um desafio se não podem facilmente desenvolver algum tipo de reatividade, ou um comportamento destrutivo.
Além de exercícios físicos e mentais o border collie é um cão que precisa de muita interação social tanto com humanos e outros animais, são cães super sociáveis, dificilmente você verá um border collie que não gosta de brincar com outros animais.
Adestramento do Border Collie
Os Border collies são cães altamente inteligente e treináveis, mas se adestrado de maneira inadequada ou não terem um treinamento, são cães que podem desenvolver facilmente comportamento indesejados, portanto é importante começar o processo de adestramento positivo, e adaptação de ambiente assim que ele chega na sua casa.
O Adestramento de obediência básica (Senta, target, fica, vem) é uma parte quase obrigatória para todo border collie, mas também é importante oferecer outras atividades de treinamento, como truques, treino de pastoreio ou agility recreativo.
Uma Dica para você treinar o seu border é seguir as dicas do Attila do Meu Border, um adestrador com foco em border collies.
A saúde do Border collie.
Como todo cão, os border collies são propensos a certas doenças e problemas de saúde, alguns dos problemas e saúde mais comuns incluem displasia do quadril, epilepsia, e em Border Collies com a coloração double merle são mais propícios a problemas de visão e audição.
Fica um ponto de atenção com acidentes, pois como são uma raça com uma grande energia, podem por acidente acabar comendo algo que não deviam ou acabar se acidentando em alguma brincadeira.
Conclusão
Borders são uma raça incrível, conhecidos pela sua inteligência, habilidade e lealdade. Se você está pensando em adotar, ou comprar um border collie é importante estar preparado para os cuidados e atenção que eles necessitam. Com o treinamento adequado e os cuidados de saúde, você terá um companheiro que topa todos os roles ao seu lado, e terá muita alegria na sua vida.