Todo mundo já ouviu falar que os cachorros têm uma audição super aguçada, que alcança longas distâncias. Por isso, o Meu Pet Club vai mostrar para você se realmente seu cachorro escuta tudo! Saiba agora, tudo sobre a Audição Canina.
Uma curiosidade interessante sobre a audição canina é que, em apenas 6 centésimos de segundo, os cães podem encontrar a origem de qualquer som captado por eles, segundo um estudo russo do Instituto de Fisiologia Pavlov. Impressionante!
Como funciona a Audição Canina?
De maneira geral, a estrutura auricular dos cães se aproxima muito dos humanos: com membranas dos tímpanos e ossículos auditivos (martelo, bigorna e estribo), o som é identificado pelo animal através de vibrações.
Porém, o segredo da audição potente está, justamente, na estrutura externa de suas orelhas! Como elas podem se movimentar, o conjunto de músculos consegue se adaptar, como uma antena, para captar o som da melhor forma possível. Legal, né?
Além de servirem para que o cachorro escute o que acontece em sua volta, a audição canina, como a humana, também é útil para manter o equilíbrio do animal.
Apesar de os cães terem o mesmo potencial de escuta, o sentido em algumas raças podem ser mais aguçados do que de outras.
Super audição: as frequências ouvidas pelo cão
Confirmando a teoria sobre a “super audição canina”, estudos já mostraram que os cães alcançam sons entre 15 e 40.000 hertz por segundo, contra os humanos, que captam cerca de 20 e 20.000 hertz por segundo. Essa audição, cerca de 4 vezes maior que a das pessoas, provam que, sim, os cães escutam tudo.
Por isso, alguns tipos de som (como fogos de artifício) podem incomodar e assustar aos cãezinhos. Por serem muito sensíveis à decibéis e frequências maiores que as suportadas pelos humanos, eles devem ser poupados de locais com muito barulho, para evitar stress e (até mesmo) prejudicar a audição.
Cuidados com a Audição Canina
Para manter a audição do seu cão em perfeito estado, para que ele continue sendo um excelente ouvinte, é preciso ter alguns cuidados. É importante manter a limpeza correta do canal auditivo dos cães, bem como alguns cuidados com doenças.
Fique atento, por exemplo, aos sinais de Otite, também conhecida como infecção de ouvido nos cães. É possível prevenir esse problema antes que se torne algo grave. Para você saber mais, em nosso blog, criamos uma matéria completa de tudo o que você precisa saber sobre otite em cachorro!
Os pais e mães de pet devem estar sempre atentos aos sinais de problemas auditivos do cão. Caso você tenha alguma suspeita de problemas, não hesite em levar seu cão até um veterinário.
Para cuidar sempre da saúde do seu cão, conte com os planos de Pet Health do Meu Pet Club e garanta que seu animal seja atendido sempre que precisar!